HOME
INSTITUCIONAL
PREVENÇÃO DE MOLÉSTIAS
MOLÉSTIAS OCULARES
CONSULTAS
EXAMES
CIRURGIAS
LENTES DE CONTATO
LASER
IMO IN COMPANY
IMO MELHOR IDADE
IMO NA MÍDIA
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
CONTATO
Volta às aulas: cuidados com a visão das crianças
Com o início do ano, os pais estão se preparando para a volta às aulas dos filhos: matrícula, material escolar, uniforme... Mas além das medidas citadas, a preocupação com a vacinação e com a saúde ocular deve ser incluída na lista também. “A escola é um lugar para troca de ideias, onde o crescimento intelectual é estimulado pelas interações sociais. As salas de aula são espaços vitais para o desenvolvimento das crianças”, diz o oftalmologista Virgílio Centurion (CRM-SP 13.454), diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.
Brinquedos que podem prejudicar a visão das crianças
“Segundo dados da entidade médica americana, cerca de 1 em cada 10 crianças que sofre uma lesão ocular é atingida por brinquedos, de acordo com um estudo de 2014. Cerca de 256.700 lesões relacionadas com brinquedos foram tratadas em salas de emergência em todo o país, em 2013, segundo o relatório da US Consumer Products Safety Commission”, afirma o oftalmologista Virgílio Centurion (CRM-SP 13.454), diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.
Diabetes e visão: o que as pessoas não sabem pode deixá-las cegas
Pessoas com diabetes são mais propensas a desenvolver doenças oculares que podem levar à cegueira. No entanto, estudos recentes revelaram uma baixa conscientização sobre a questão entre as etnias em maior risco de diabetes, além de uma baixa realização de exames oftalmológicos preventivos em diabéticos. A recomendação médica é a de que as pessoas com diabetes façam um exame de fundo de olho anualmente.
Plugue ocular reduz dor e inflamação após a cirurgia de catarata
O primeiro plugue ocular, implantado no canal lacrimal, desenvolvido para tratar a inflamação e a dor, após a cirurgia de catarata, se revelou uma alternativa confiável ao uso dos colírios. As informações são de um estudo – Evaluation of Sustained-Release Dexamethasone for Safety and Efficacy After Cataract Surgery in a Multicenter Study (PA004) – apresentado durante a reunião anual da Academia Americana de Oftalmologia, que aconteceu em outubro, em Chicago, EUA.
Tecnologia para detectar glaucoma em populações carentes
O uso de um aplicativo de rastreamento do glaucoma, instalado num tablet, pode ser um método eficaz para reduzir a incidência da cegueira evitável em populações de alto risco, com acesso limitado aos cuidados de saúde. A informação é de um estudo - Use of an iPad to Perform Visual Field Screening in Nepal (PO412) - divulgado durante a reunião anual da Academia Americana de Oftalmologia, que aconteceu em outubro, em Chicago, nos EUA.
BUSCA
Palavra-chave
LINKS RELACIONADOS
Quem tem catarata pode ser operado, mesmo na presença de outra doença ocular?
Catarata a laser: cirurgia sem corte é possível?
NEWSLETTER
Cadastre-se para receber novidades do IMO.
Nome Completo
E-mail
NOSSOS INFORMATIVOS
Ceratocone
Conjutivite
INFORME LEGAL
As informações contidas em nossa homepage têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Em caso de dúvida, o profissional médico deverá ser consultado, pois, somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.

Dr. Virgilio Centurion
Diretor Clínico
CRM-SP 13.454