HOME
INSTITUCIONAL
PREVENÇÃO DE MOLÉSTIAS
MOLÉSTIAS OCULARES
CONSULTAS
EXAMES
CIRURGIAS
LENTES DE CONTATO
LASER
IMO IN COMPANY
IMO MELHOR IDADE
IMO NA MÍDIA
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
CONTATO
Minha visão “está mudando” porque eu estou envelhecendo?
A leitura de um cardápio no restaurante ou costurar tornou-se cada vez mais difícil: como o cristalino envelhece, tornando-se menos flexível, fica mais difícil ler de perto ou fazer trabalhos que exijam mais da visão de perto. “Esta condição é chamada de presbiopia, que vem do grego e significa ‘envelhecimento dos olhos’. Quase todos os adultos experimentarão algum grau de presbiopia, que começará a surgir por volta dos 40 anos. O tratamento mais comum é usar óculos de leitura, mas cirurgias oculares também podem ser indicadas”, afirma o oftalmologista Virgílio Centurion (CRM-SP 13.454), diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.
14 perguntas sobre a Síndrome da Visão do Computador
A tensão ocular e outros sintomas da síndrome da visão de computador (CVS) não acometem apenas em adultos. Milhões de crianças e adolescentes também são usuários diários de computadores, seja em casa ou na escola. O uso prolongado do computador pode forçar os olhos de uma criança e pode afetar o desenvolvimento normal da sua visão.
Alerta: é seguro dormir com suas lentes de contato?
Se você é um usuário de lentes de contato, as chances que você já tenha cochilado com suas lentes de contato, em pelo menos uma ou duas vezes por semana, são reais... Talvez você apenas faça isso de vez em quando, quando você cai no sono profundamente em frente à TV ou se esquece de levar a solução de limpeza em uma viagem. Ou talvez, essa seja uma prática regular...
Tecnologia pode ajudar idosos com baixa visão ou visão subnormal
Problemas de visão podem levar à perda de emprego, dificuldades sociais e custos com quedas e acidentes. E apesar dos exames oftalmológicos de rotina ajudarem a detectar os primeiros sinais de perda de visão e a evitarem a progressão de algumas doenças oculares, são poucos os adultos que efetivamente fazem suas consultas anuais. Baixa visão e cegueira são problemas muito mais delicados do que podemos imaginar, à primeira vista.
Depressão em pacientes com degeneração macular pode ser prevenida
O primeiro estudo clínico a examinar a relação da baixa visão ou visão subnormal e do tratamento de saúde mental mostrou que uma abordagem integrada pode reduzir a incidência de depressão pela metade entre as pessoas com baixa visão ou visão subnormal devido à degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Os resultados da pesquisa foram publicados na Ophthalmology, revista da Academia Americana de Oftalmologia.
BUSCA
Palavra-chave
LINKS RELACIONADOS
Quem tem catarata pode ser operado, mesmo na presença de outra doença ocular?
Catarata a laser: cirurgia sem corte é possível?
NEWSLETTER
Cadastre-se para receber novidades do IMO.
Nome Completo
E-mail
NOSSOS INFORMATIVOS
Catarata
Ceratocone
Conjutivite
Degeneração macular
Glaucoma
INFORME LEGAL
As informações contidas em nossa homepage têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Em caso de dúvida, o profissional médico deverá ser consultado, pois, somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.

Dr. Virgilio Centurion
Diretor Clínico
CRM-SP 13.454